Terapia sistêmica: o que é, e como se aplica na prática

Neste artigo, explico os princípios da teoria sistêmica, como ela se aplica na prática clínica e de que forma pode favorecer novas perspectivas e mudanças significativas na vida das pessoas.

TERAPIA SISTÊMICAPSICOLOGIA

10/22/2025

Terapia sistêmica: o que é, e como se aplica na prática

Na área da psicologia, existem diferentes tipos de terapias abordadas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicanálise, Humanista, entre outras. Cada linha teórica trata de um estilo diferente de abordagem dos psicólogos com seus pacientes, de acordo com quais são os melhores caminhos para cada paciente.

A minha área de especialização é a Terapia Sistêmica. Caso você não conheça, eu vou te explicar. É uma teoria que propõe uma visão integrativa, envolvendo contextos e relações de cada indivíduo, através de inserções em sistemas que influenciam e são influenciados por ele. O trabalho da terapia sistêmica voltado para ampliar a consciência do paciente sobre esses padrões, garantindo mudanças e fortalecendo sua autonomia.

Neste artigo, eu vou te explicar mais sobre a Terapia Sistêmica. Entendendo-a, você saberá mais sobre a minha linha de trabalho e, se for o caminho que deseja seguir para compreender a si mesmo, estou à disposição para lhe atender.

Princípios fundamentais da Terapia Sistêmica

A teoria sistêmica é voltada para trabalhar diferentes conexões de cada paciente, como o círculo familiar, grupos sociais, colegas de trabalho, entre outras comunidades. O objetivo é entender diferentes padrões de relacionamento existentes, avaliando mudanças que, em uma parte do sistema, podem afetar toda a realidade de cada pessoa.

Isso quer dizer que as nossas escolhas, emoções e comportamentos contam com influência direta ou indireta das pessoas e de contextos em que estamos vivendo. É um tipo de abordagem que avalia toda a rede de relações em que cada paciente está envolvido. Ou seja, não há uma única causa linear para a tomada de determinada decisão. Tudo se baseia nos ciclos, em que um ato acaba influenciando o outro, possibilitando padrões de repetição. Este entendimento ajuda a quebrar dinâmicas que mantêm viva cada adversidade.

Da teoria à prática

O trabalho da Terapia Sistêmica, na prática, funciona desde as primeiras sessões. O objetivo não é apenas conhecer o paciente, mas sim entender todo o sistema de relações desta pessoa, mapeando as conexões sobre o que está acontecendo. Na sequência, a pessoa terapeuta verifica os comportamentos deste paciente, e quais são as repetições existentes, identificando os padrões.

Toda a Terapia Sistêmica é feita com diálogo, e sem o apontamento de culpados por parte da profissional. Mas sim, auxilia na construção de novas formas de o paciente encarar os problemas, através de reflexões e novas alternativas. Posteriormente, o objetivo agora trata de ensaiar novas formas de interação entre o paciente e as pessoas de seu convívio, com pequenos ajustes que podem causar efeitos significativos em todo o sistema existente. O acompanhamento persiste em cada um destes passos.

Novas perspectivas para a sua vida

Para quem nunca teve contato com a Terapia Sistêmica, pode haver a impressão de que ela seja bastante complexa. Porém, com o desenvolver das sessões, aos poucos, você conseguirá explorar novas possibilidades para as diferentes conexões da sua vida.

E se você está procurando por uma profissional especializada na Terapia Sistêmica, estou à disposição para lhe atender. Minhas sessões são destinadas a pessoas adultas e casais que queiram entender a sua personalidade, e adotar novos comportamentos nas situações em que haverá algum desafio.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Entre em contato comigo pelo Instagram, Facebook e LinkedIn. E caso queira agendar sua primeira sessão, poderemos conversar pelo WhatsApp (51) 99868-2525 ou pelo e-mail contato@alinefarias.com.